segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CONDEMA propõe criação do sistema integrado para apuração de denúncias ambientais



Na manhã desta quarta-feira, 03, o Comdema (Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente de Arujá) realizou uma reunião para apresentar a autoridades da cidade a proposta de criação de um sistema integrado para apuração de denúncias de crimes ambientais.
A iniciativa faz parte da nova filosofia do Conselho que busca envolver nas questões ambientais, os principais dirigentes e órgãos que possuam a responsabilidade de cuidar do bem-estar da população arujaense nos setores da segurança pública, administração e justiça.
De acordo com a proposta, esse grupo seria formado pelo presidente do Comdema, prefeito, delegado de polícia, promotor de Justiça, comandante da Guarda Municipal, secretário municipal de Meio Ambiente, comandante do Corpo de Bombeiros e presidente da OAB.
A reunião foi presidida pelo presidente do Comdema, José Henrique Thomaz Rodrigues, e contou com a presença do Dr. Sandro Rodrigues, delegado de polícia de Arujá, do comandante da Guarda Municipal major Altair, do subcomandante da Guarda Otoniel, do Guarda Municipal Getúlio. Também compareceram o secretário municipal de Meio Ambiente Leonardo Godoy, a diretora de Meio Ambiente Simone Ikeda e João Henrique da Secretaria de Obras.
O presidente do Comdema, José Henrique, explicou que o grupo que implantará o trabalho integrado de fiscalização e apuração de denúncias ambientais será formado, independentemente da presença nesta reunião.
Ele explicou que também será criado em breve um canal de denúncia onde qualquer munícipe poderá comunicar de forma anônima casos de crimes ambientais.
Henrique aproveitou a ocasião para entregar ao grupo um histórico do Comdema, contendo as ações do conselho e o seu planejamento futuro na área de preservação ambiental e legislação.
Foi também esclarecido que o Comdema subdividiu o município em quatro regiões, baseadas em bacias hidrográficas e dividiu os membros do conselho em quatro equipes. "Cada equipe fará diligências, levantamentos e diagnósticos de problemas ambientais. Eventualmente algum flagrante de crime ambiental, a gente vai comunicar os órgãos competentes que são a Polícia Ambiental, Guarda Municipal e a Delegacia de Arujá", esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário